tratamento de cervicalgia - neurocirurgia

O que é cervicalgia?

Refere-se à dor localizada na cervical, a parte superior da coluna vertebral, que é causada por diversos fatores, como, principalmente: Postura inadequada ou longos períodos com o pescoço em um ângulo não apropriado; Lesões que envolvem um movimento repentino do pescoço (como em um acidente de carro ou um esporte de impacto); Estresse de longo prazo que provoca contração dos músculos do pescoço e dos ombros, aumentando a tensão no pescoço; Doenças ou condições que afetam a coluna vertebral (como a meningite); Condições ósseas, como artrite ou osteoporose.

Uma vez que alguma dessas condições são mais comuns em pessoas mais velhas, a idade é um fator de risco para cervicalgia.

Certos esportes podem causar cifose, uma condição que afeta a postura de uma forma que causa tensão no pescoço, aumentando ainda mais a possibilidade de desenvolver uma cervicalgia. Contudo, a cervicalgia geralmente desaparece em algumas semanas, e caso dure mais tempo, deve-se consultar um médico. Nesses casos, é importante evitar qualquer atividade que possa causar tensão no pescoço, como andar de bicicleta, e descansar o pescoço o máximo possível.

Tratamento

Há diversas maneiras de ajudar a tratar a cervicalgia em casa, como: Aplicar bolsas de gelo podem na área afetada por até 20 minutos, várias vezes ao dia(reduz a inflamação causada por uma lesão no pescoço), aplicar toalha ou pano quente (o calor também pode auxiliar na diminuição da dor), medicamentos como antiinflamatórios ou analgésicos e massagear a área (ajudará a aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a cura).

Em alguns casos, um tratamento mais sério é necessário, incluindo um programa de fisioterapia ou até mesmo cirurgia para reduzir o desconforto. Também é possível que a cervicalgia seja um sinal de uma condição mais preocupante, como uma infecção espinhal. Deve-se procurar atendimento médico imediatamente se outros sintomas se desenvolverem, como sensação de dormência ou dores agudas nos braços. Esses sintomas podem sinalizar um problema maior que precisa de intervenção urgente.