hernia de disco - tratamento1
hernia de disco - vector mobile

O que é Hérnia de disco?

Normalmente a hérnia de disco começa com uma dor nas costas. Ela pode vir de uma vez ou aos poucos e é persistente.
A coluna vertebral do adulto é composta por 24 ossos chamados vértebras. Entre esses ossos vertebrais há um disco cartilaginoso que tem um centro macio e gelatinoso, envolto em um exterior mais resistente e emborrachado
A Hérnia de disco acontece quando um dos discos começa a sair do seu local, deslizando ou sendo pressionada pelos ossos para fora do seu espaço natural e começa a pressionar a medula espinhal. Isso pode irritar os nervos ao redor e causar dor extrema. Muitas pessoas não conseguem nem levantar e a grande maioria não consegue mais trabalhar nem ter suas atividades rotineiras.

Principais Sintomas

  • Dor no braço ou perna. Se a hérnia de disco estiver na parte inferior das costas, você normalmente sentirá mais dores nas nádegas, na coxa e na panturrilha. Você pode sentir dor em parte do pé também. Se a hérnia de disco estiver no pescoço, você normalmente sentirá mais dor no ombro e no braço. Essa dor pode atingir seu braço ou perna ao tossir, espirrar ou assumir determinadas posições. A dor é frequentemente descrita como aguda ou ardente.
  • Dormência ou formigamento. Pessoas com hérnia de disco geralmente apresentam dormência radiante ou formigamento na parte do corpo atendida pelos nervos afetados.
  • Fraqueza. Os músculos servidos pelos nervos afetados tendem a enfraquecer. Isso pode fazer você tropeçar ou afetar sua capacidade de levantar ou segurar itens.

hernia de disco - tratamento - 1Um sinal pode ser o local da dor. Embora a hérnia de disco possa acontecer em qualquer parte da coluna, ela é mais comum na parte inferior da coluna, na chamada coluna lombar, logo acima do quadril. A dor pode irradiar das costas para as pernas e até mesmo para as panturrilhas.

O desconforto de uma hérnia de disco geralmente piora quando você está ativo e diminui quando você está descansando. Até mesmo tossir, espirrar e sentar podem piorar os sintomas, porque colocam pressão sobre os nervos comprimidos. A hérnia de disco também pode causar sensação de formigamento ou dormência.

Procure atendimento médico se sentir dor no pescoço ou nas costas pelo braço ou perna, ou se também tiver dormência, formigamento ou fraqueza.

Causas

A hérnia de disco normalmente é por desgaste gradual relacionado ao envelhecimento, denominado degeneração do disco. Conforme você envelhece, seus discos se tornam menos flexíveis e mais propensos a se rasgar ou romper, mesmo com uma pequena tensão ou torção.
Muitas vezes não se consegue identificar a causa da hérnia de disco. Às vezes, usar os músculos das costas em vez dos músculos da perna e da coxa para levantar objetos pesados ​​pode causar uma hérnia de disco, assim como torcer e girar durante o levantamento. Raramente, a causa é um evento traumático, como uma queda ou uma pancada nas costas.

Fatores de risco

Os fatores que podem aumentar o risco de hérnia de disco incluem:

Excesso de peso. O excesso de peso corporal causa estresse extra nos discos da parte inferior das costas.
Profissão. Pessoas com trabalhos fisicamente exigentes correm maior risco de problemas nas costas. Levantar, puxar, empurrar, dobrar para os lados e girar repetidamente também pode aumentar o risco de hérnia de disco.
Fatores genéticos. Algumas pessoas herdam a predisposição para desenvolver uma hérnia de disco.
Tabagismo. Acredita-se que fumar diminui o suprimento de oxigênio para o disco, fazendo com que ele se decomponha mais rapidamente.
A Hérnia de disco é uma das principais causas de afastamento do trabalho e uma das grandes causas de incapacidade. Pode até provocar aposentadoria por invalidez.

Tratamento

A melhor maneira de se tratar de Hérnia de disco é procurar um médico especialista. O Neurocirurgião/Neurologista é o profissional altamente indicado para o correto diagnóstico e o tratamento.
Para resolver esse problema o neurocirurgião irá fazer uma avaliação profunda do seu caso e propor a melhor solução. O melhor tratamento será definido pelo Neurocirurgião, que é o médico especialista para lhe dizer se seu caso é cirurgico ou não, os riscos, vantagens e desvantagens e como será sua recuperação.

Os principais objetivos do tratamento é eliminar a dor e devolver a qualidade de vida ao paciente.
Em geral, os pacientes são aconselhados a iniciar um tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico, antes de considerar a cirurgia de coluna para uma hérnia de disco. Embora isso seja verdade em geral, para alguns pacientes a intervenção cirúrgica precoce é benéfica. Por exemplo, quando um paciente apresenta fraqueza grave e progressiva nos braços ou pernas devido a compressão dos nervos, a cirurgia precoce pode interromper qualquer progressão neurológica e criar um ambiente de cura ideal para a recuperação do nervo. Nesses casos, sem intervenção cirúrgica, pode ocorrer perda do nervo e o dano pode ser permanente.
Existem também algumas condições que requerem intervenção cirúrgica imediata. Por esse motivo é altamente recomendável procurar o Neurocirurgião/Neurologista.

hernia de disco - ressonancia magnetica 2

Prevenção

Para ajudar a prevenir a hérnia de disco recomenda-se:

  • Faça exercícios periodicamente. O fortalecimento dos músculos do tronco estabiliza e apoia sua coluna vertebral.
  • Boa postura. Isso reduz a pressão na coluna e nos discos. Mantenha as costas retas e alinhadas, principalmente quando ficar sentado por longos períodos.
  • Levante objetos pesados ​​adequadamente, fazendo a força com suas pernas e não com suas costas.
  • Mantenha o peso ideal para seu corpo. O excesso de peso pressiona mais a coluna e os discos, tornando-os mais suscetíveis à hérnia.
  • Pare de fumar. Evite o uso de todo tipo de cigarro.