cirurgia de tumor cerebral

O que é tumor cerebral?

Um tumor cerebral é uma massa ou crescimento de células anormais no cérebro, que se dividem em muitos tipos diferentes de tumores. Por exemplo, há tumores cerebrais que não são cancerosos (benignos) e outros que são cancerosos (malignos). Os tumores cerebrais podem iniciar no próprio cérebro (tumores cerebrais primários), ou pode começar em outras partes do corpo e se espalhar para o cérebro (tumores cerebrais secundários ou metastáticos)

Tipos de tumor cerebral

  1. Primários. Os primários se originam no próprio cérebro ou em tecidos próximos a ele, como nas membranas que cobrem o cérebro (meninges), nervos cranianos, glândula pituitária ou glândula pineal. Os tumores cerebrais primários começam quando as células normais adquirem erros (mutações) em seu DNA, permitindo que as células cresçam e se dividam em taxas crescentes e continuem a viver quando as células saudáveis morrem. O resultado disso é uma massa de células anormais, que formam um tumor.
  2. Secundários. Os secundários, nos quais o câncer começa em outro lugar e se espalha para o cérebro, ocorrem com mais frequência em pessoas com histórico de câncer. Mas, em casos raros, um tumor cerebral metastático pode ser o primeiro sinal de câncer que começou em outra parte do corpo. Os tumores mais comuns que se direcionam para o cérebro são o câncer de mama, rins, pulmão, colo e pele. Em adultos, os tumores cerebrais primários são muito menos comuns do que os tumores cerebrais secundários.

tumor cerebral - exame 1

Diagnóstico

Se houver suspeita de que você tenha um tumor cerebral, seu médico pode recomendar uma série de exames:

  1. Exames neurológicos. Um exame neurológico pode incluir, entre outras coisas, verificação de visão, audição, equilíbrio, coordenação, força e reflexos. A dificuldade em uma ou mais áreas pode fornecer pistas sobre a parte do cérebro que pode ser afetada por um tumor cerebral.
  2. Exames de diagnostico por imagem. A ressonância magnética normalmente é usada para diagnosticar tumores cerebrais. Em alguns casos, será necessário fazer ressonância com contraste para melhor visualização por parte do neurocirurgião.
  3. Exames para determinar a origem do câncer.
  4. Biópsia para determinar se é cancerosa ou benigna.
cirurgia de tumor cerebral

Sintomas mais frequentes

Os sintomas que podem ser percebidos pelo tumor incluem:

  • dores de cabeça que gradualmente se tornam mais frequentes e mais graves (mudança no padrão das dores)
  • náusea ou vômito inexplicável
  • problemas de visão (como visão turva, visão dupla ou perda de visão periférica)
  • perda gradual de sensação ou movimento em um braço ou perna
  • dificuldade de equilíbrio
  • convulsões (especialmente em alguém que não tem histórico de convulsões)
  • problemas de audição.

Evolução e Tratamento

A rapidez com que um tumor cerebral cresce também pode variar muito, e essa taxa de crescimento e sua localização determinam como ele afetará o funcionamento do sistema nervoso.
As opções de tratamento de tumor cerebral dependem do tipo de tumor cerebral, bem como de seu tamanho e localização, sendo altamente necessário acompanhamento com um médico neurocirurgião, principalmente em caso de histórico na família de tumores no sistema nervoso central e/ou câncer.